sábado, 5 de setembro de 2015

PALAVRAS DA BÍBLIA QUE PRECISAMOS CONHECER SEU SIGNIFICADO

PALAVRAS DA BÍBLIA QUE PRECISAMOS CONHECER   SEU  SIGNIFICADO

HADES  -  submundo...

Originalmente, Hades era o nome do deus do submundo que, segundo os gregos, ficava no seio da Terra.

Na versão  Septuaginta  (LXX), a palavra Hades, passou a ser usada para traduzir o termo hebraico ”SHEOL”, como “lugar dos espíritos desencarnados.”
Algumas versões no entanto, trazem essa palavra como o significado de “inferno”, dando a entender como o local das horríveis punições eternas.

Entretanto, o emprego do termo é bastante amplo porquanto pode  significar; espírito em prisão, morte, fantasmas, almas penadas, sepultura, prisão, submundo, e até ‘ESTADO INTERMEDIÁRIO.”

KOINONIA -  companheirismo, comunhão...

Termo grego que tem vários significados no Novo Testamento, embora a idéia básica seja,  de “participação”.
Assim, encontramos as traduções comunhão, companheirismo, participação, contribuição, etc.

A palavra aparece 20 vezes no Novo Testamento. Ela tem implicações éticas, pois participação e comunhão por exemplo, demonstra um coração generoso, predispondo o compartilhamento do amor cristão pregado por Jesus.

A generosidade é um espelho do homem crente, pois afinal de contas,  é uma das mais excelentes virtudes cristãs.

Teologicamente falando o termo se traduz por;
a)       Participação na salvação.
b)       Participação na Ceia do Senhor.
c)       Participação na experiência dos sofrimentos.
d)       Participação na comunhão com o Espírito.

LOGOS – O Verbo, a Palavra...

Esta palavra merece uma consideração bem mais ampla que as anteriores, visto  referir-se a  Jesus, como a 2ª Pessoa da Trindade, no seu ofício messiânico.
O evangelista João, inicia o seu Evangelho dizendo:
” No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus.”

No grego usado por ele, essa frase inicia-se assim;
Em arché em ho Logos...” No princípio era o Verbo!
 O Verbo aqui é Jesus!! O Verbo  expressa a segunda pessoa da Trindade, que se fez carne e habitou  na Terra.

O termo grego Logos tem o seu sentido primário de “razão”, “palavra”, “fala”, “discurso”, “princípio.”
A razão de ser disso, é que como Deus aparece como a mente divina, Seus atos podem ser concebidos como atos que se manifestam através da razão!
A mente divina controla tudo através do Seu poder,  e manifesta-se  por meio de outras mentes.

A mente é distinta da matéria, mas de alguma maneira, é responsável por sua existência e seu modo de manifestação.
Para João apóstolo, o Logos também é o poder criativo, a inteligência divina por detrás de todas as coisas que vemos.

Por se tratar da pessoa de Jesus que Deus nos revela por intermédio de João,  Jesus é Deus, e  como segunda pessoa da Trindade, estava com Deus no princípio, isto é, na eternidade!
 “Ele estava no princípio com Deus, e todas as  coisas  foram feitas por intermédio Dele, e sem Ele nada do que foi
feito se fez.”
Quando  o apóstolo João se refere “as coisas”, ele quer dizer      os  céus e a Terra.
 E vai mais além, informando-nos de que o Verbo se fez carne a habitou entre nós,

MARANATA – Vem Senhor Jesus

Essa palavra aparece no Novo Testamento em I Cor. 16:22, e é a transliteração de um termo aramaico. Ela é composta de dois vocábulos, “maran” (nosso Senhor) e “atha” (vem!).

Há os que afirmam que o verbo está no imperativo “veio”!
O resultado é um convite, “Vem Senhor Jesus!”
Não se sabe a razão dessas afirmações, entretanto, parece exprimir uma espécie de lema dos cristãos primitivos, podendo ser usada para diversas finalidades.
Alguns pensam ser uma espécie de maldição, ou repto, aos que desacreditavam em Jesus  e nas Suas palavras.

Assim, se alguém não ama a Jesus, que seja maldito, ou amaldiçoado. Então se for o caso, quando Jesus era repudiado por alguém acintosamente, a pessoa dizia “Vem Senhor Jesus sobre ele, como se fosse uma maldição!!”

Trata-se porém, de especulação sobre o tema, e não uma afirmação, de que os cristãos amaldiçoavam os incrédulos.

MARA  -  amargo...

Este termo, tem na Bíblia dois significados. Um é referente ao  local que foi  a 6ª parada do povo no êxodo, que tinha   esse nome, e o outro foi usado indicando que as águas ali  encontradas, eram amargas.

Mas, Deus mostrou a Moisés uma árvore; lançou-a Moisés nas  águas, e as águas se tornaram doces (Êxodo15: 25b).

MASSÁ   E  MERIBÁ  -  teste e contenda...

No Velho Testamento, estas palavras encontram-se conjugadas, em  Êxodo 17:7, em razão da murmuração e contenda do povo no deserto.

O povo hebreu, passou por um teste em Massá e foi reprovado. Depois que partiu do deserto de Zim, o povo parou em Massá, perto de Refidim,  e não encontrando água  revoltou-se contra Moisés e quase o apedrejou.

Moisés feriu a rocha e dela jorrou água , e  o incidente foi registrado por Moisés, visto que o povo submeteu o Senhor à prova , isto é, tentou-o com suas queixas.
A partir daí,  esse nome Massá e Meribá, passou a ser visto como um aspecto da rebelião do povo contra o Senhor, e toda vez que tal acontecia, vinha na lembrança esses nomes.
Continua...

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