PALAVRAS DA BÍBLIA QUE PRECISAMOS CONHECER SEU SIGNIFICADO
HADES - submundo...
Originalmente, Hades era o nome do deus do
submundo que, segundo os gregos, ficava no seio da Terra.
Na versão Septuaginta (LXX), a
palavra Hades, passou a ser usada para traduzir o termo hebraico ”SHEOL”, como
“lugar dos espíritos desencarnados.”
Algumas versões no entanto, trazem essa
palavra como o significado de “inferno”, dando a entender como o local das
horríveis punições eternas.
Entretanto, o emprego do termo é bastante
amplo porquanto pode significar; espírito em prisão, morte, fantasmas,
almas penadas, sepultura, prisão, submundo, e até ‘ESTADO INTERMEDIÁRIO.”
KOINONIA
- companheirismo, comunhão...
Termo grego que tem vários significados no
Novo Testamento, embora a idéia básica seja, de “participação”.
Assim, encontramos as traduções comunhão,
companheirismo, participação, contribuição, etc.
A palavra aparece 20 vezes no Novo
Testamento. Ela tem implicações éticas, pois participação e comunhão por
exemplo, demonstra um coração generoso, predispondo o compartilhamento do amor
cristão pregado por Jesus.
A generosidade é um espelho do homem crente,
pois afinal de contas, é uma das mais excelentes virtudes cristãs.
Teologicamente falando o termo se traduz por;
a)
Participação na salvação.
b)
Participação na Ceia do Senhor.
c)
Participação na experiência dos
sofrimentos.
d)
Participação na comunhão com o Espírito.
LOGOS –
O Verbo, a Palavra...
Esta palavra merece uma consideração bem mais
ampla que as anteriores, visto referir-se a Jesus, como a 2ª Pessoa
da Trindade, no seu ofício messiânico.
O evangelista João, inicia o seu Evangelho
dizendo:
” No princípio era o Verbo, e o Verbo estava
com Deus e o Verbo era Deus.”
No grego usado por ele, essa frase inicia-se
assim;
Em arché em ho Logos...” No princípio era o
Verbo!
O Verbo aqui é Jesus!! O Verbo
expressa a segunda pessoa da Trindade, que se fez carne e habitou na
Terra.
O termo grego Logos tem o seu sentido
primário de “razão”, “palavra”, “fala”, “discurso”, “princípio.”
A razão de ser disso, é que como Deus aparece
como a mente divina, Seus atos podem ser concebidos como atos que se manifestam
através da razão!
A mente divina controla tudo através do Seu
poder, e manifesta-se por meio de outras mentes.
A mente é distinta da matéria, mas de alguma
maneira, é responsável por sua existência e seu modo de manifestação.
Para João apóstolo, o Logos também é o poder
criativo, a inteligência divina por detrás de todas as coisas que vemos.
Por se tratar da pessoa de Jesus que Deus nos
revela por intermédio de João, Jesus é Deus, e como segunda pessoa
da Trindade, estava com Deus no princípio, isto é, na eternidade!
“Ele estava no princípio com Deus, e
todas as coisas foram feitas por intermédio Dele, e sem Ele nada do
que foi
feito se fez.”
Quando o apóstolo João se refere “as
coisas”, ele quer dizer os céus e a Terra.
E vai mais além, informando-nos de que
o Verbo se fez carne a habitou entre nós,
MARANATA
– Vem Senhor Jesus
Essa palavra aparece no Novo Testamento em I
Cor. 16:22, e é a transliteração de um termo aramaico. Ela é composta de dois
vocábulos, “maran” (nosso Senhor) e “atha” (vem!).
Há os que afirmam que o verbo está no
imperativo “veio”!
O resultado é um convite, “Vem Senhor Jesus!”
Não se sabe a razão dessas afirmações,
entretanto, parece exprimir uma espécie de lema dos cristãos primitivos,
podendo ser usada para diversas finalidades.
Alguns pensam ser uma espécie de maldição, ou
repto, aos que desacreditavam em Jesus e nas Suas palavras.
Assim, se alguém não ama a Jesus, que seja
maldito, ou amaldiçoado. Então se for o caso, quando Jesus era repudiado por
alguém acintosamente, a pessoa dizia “Vem Senhor Jesus sobre ele, como se fosse
uma maldição!!”
Trata-se porém, de especulação sobre o tema,
e não uma afirmação, de que os cristãos amaldiçoavam os incrédulos.
MARA - amargo...
Este termo, tem na Bíblia dois significados.
Um é referente ao local que foi a 6ª parada do povo no êxodo, que
tinha esse nome, e o outro foi usado indicando que as águas ali
encontradas, eram amargas.
Mas, Deus mostrou a Moisés uma árvore;
lançou-a Moisés nas águas, e as águas se tornaram doces (Êxodo15: 25b).
MASSÁ E MERIBÁ - teste e contenda...
No Velho Testamento, estas palavras
encontram-se conjugadas, em Êxodo 17:7, em razão da murmuração e contenda
do povo no deserto.
O povo hebreu, passou por um teste em Massá e
foi reprovado. Depois que partiu do deserto de Zim, o povo parou em Massá,
perto de Refidim, e não encontrando água revoltou-se contra Moisés
e quase o apedrejou.
Moisés feriu a rocha e dela jorrou água , e
o incidente foi registrado por Moisés, visto que o povo submeteu o Senhor à
prova , isto é, tentou-o com suas queixas.
A partir daí, esse nome Massá e Meribá,
passou a ser visto como um aspecto da rebelião do povo contra o Senhor, e toda
vez que tal acontecia, vinha na lembrança esses nomes.
Continua...