sexta-feira, 4 de setembro de 2015

A BÍBLIA E COMO ELA CHEGOU ATÉ NÓS!!



A BÍBLIA E COMO ELA CHEGOU ATÉ NÓS!!


BIBLIOLOGIA – Início de um estudo com  continuidade futura...

Este artigo dará a você a seqüência conhecida pela história sobre como a Bíblia foi escrita; as circunstâncias, os períodos, seus escritores, suas línguas em que foi escrita, etc., e como os livros um a um foram sendo compilados pelo beneplácito do próprio Senhor da história que se dignou deixar-nos este legado que é, o maior tesouro palpável de Deus para nós.

Porém, para se falar sobre as origens das Escrituras Sagradas, mister se faz, fazermos algumas considerações iniciais, a fim de alicerçar as verdades bíblicas, e, para isso citarei constantemente o livro Teologia Elementar de uma das maiores autoridades em Bibliologia,  Bancroft, que  no capítulo um, Doutrina das Escrituras  diz:

 As Sagradas Escrituras constituem o livro mais notável jamais visto no mundo.
São de alta antiguidade. Contém o registro de acontecimentos do mais profundo interesse. A história de sua influência é a história da civilização.
Os melhores homens e os maiores sábios tem testemunhado de seu poder como instrumento de iluminação e santidade, e, visto que foram preparados por homens que “falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo”, a fim de revelar o “único Deus verdadeiro e Jesus a quem Ele enviou”, elas possuem por isso, os mais fortes direitos à nossa consideração atenciosa e reverente.”

Identicamente, antes de relatarmos  o início da escrita sagrada, necessário se faz,  contarmos em rápidas pinceladas a história do grande escritor e legislador Moisés, de uma maneira simples e rudimentar, pois tudo começou com ele, 1.500 anos antes de Cristo,
 no  êxodo do povo hebreu.

O Senhor Deus, preparou Moisés (que significa tirado das águas) durante 80 anos, divididos em duas etapas de 40, para que ele fizesse o que fez, nas mãos do Senhor.

Os primeiros 40 anos,  sua mãe Jacobede lhe deu a luz, e para que não fosse morto pelo decreto de Ramsés II, o pôs num cesto, e o colocou habilmente onde a princesa Meri filha do faraó banhava-se, às margens do rio Nilo para que o visse, e se compadecesse dele,  o que de fato aconteceu.

Ela o tomou para si , e sem o saber designou a própria mãe Jacobede para cuidar dele até desmama-lo, dando-lhe o nome de Moisés, porque das águas foi tirado!  

Sua infância foi de paz, luxo, e tranqüilidade, vivendo na Corte e aprendendo as línguas, a escrita, a literatura, a política, as Armas, os povos, as fronteiras,  a Geografia, enfim; toda a ciência dos egípcios com um único propósito de Deus no futuro.

Esse tempo em que viveu na  Corte  é denominado de;
período do ORGULHO!!

Não podia ser menos, porque o filho de uma princesa, só poderia ter uma educação principesca! Enquanto, sua mãe adotiva o preparava  como um possível herdeiro do trono, o Senhor Deus usava essa educação para a sua grande missão!!

Contudo, Moisés não perdeu de vista a sua origem, e no tempo determinado por Deus, começa a enxergar com outros olhos o escravidão de seu povo, e a sentir o sofrimento deles.

Já adulto com 40 anos, revoltou-se contra a tirania egípcia quando viu um dos seus, sendo chicoteado por um egípcio. Como ele era muito forte e robusto, e pertencia à Corte, matou o egípcio e o escondeu na areia.

Porém,  o seu ato foi descoberto, e faraó mandou mata-lo.
Fugiu para o deserto  chegando a localidade denominada Mídiã, e lá casou-se com  Zípora a filha de um sacerdote, passando agora a viver no deserto no período  denominado de

HUMILHAÇÃO

onde aprendeu os rudimentos e as dificuldades em se viver no deserto, para quebrar todo o seu orgulho adquirido  e vivido na Corte do faraó.

Passou a conhecer e a familiarizar-se com os ritos   dos hebreus,
seus irmãos de sangue, e também alargando os seus conhecimentos  sobre o deserto e os recursos ali disponíveis, o clima e os costumes dos povos nômades que viviam nele.

Todas esses conhecimentos e informações, serviriam mais tarde- sem que soubesse -  para a consecução de sua importantíssima missão.

Ao acontecer o êxodo do povo, e vivendo 40 anos no deserto, e conhecendo a escrita , a história, a geografia, e tudo o mais, O Senhor Deus inspira-o a escrever o
Pentateuco, ou seja; os cinco primeiros livros do Velho Testamento, além de muitos Salmos e em especial o Salmo 90, iniciando-se assim as Sagradas Escrituras!!

Vale lembrar que Moisés escreveu  esses livros na língua hebraica, sua língua materna e fazendo o uso do aramaico em determinados trechos.

Naturalmente ele era versado nessas línguas inclusive na língua egípcia onde fora criado até os 40 anos de idade.

Iniciava-se assim, as Escrituras Sagradas, dentro do plano divino!!

Sem o saber, e muito menos tendo a intenção deliberada em narrar a Criação e a história dos hebreus, o Senhor Deus dia-a-dia no deserto, pela ação do Espírito Santo , inspirava-o, utilizando seu  conhecimento adquirido,   bem como,  suas habilidades e inteligência humanas, para a dupla missão  que lhe fora designada, ou seja; tirar o povo do Egito, e escrever o Pentateuco.

Inicia-se então, com Moisés no deserto, l.500 antes de Cristo o que hoje é a nossa Bíblia!! (sem que ninguém soubesse que o Senhor Deus estava dando início à futura coleção de livros que hoje chamamos de

Bíblia Sagrada ou ainda melhor; A Palavra de Deus!


Continua...

Traduzir / Translate