quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Pentecostalismo nas Igrejas Evangélicas Tradicionais

Pentecostalismo nas Igrejas Evangélicas Tradicionais

Preâmbulo


Os tempos estão mudando! O pentecostalismo como modismo místico, está enraizado nas igrejas em geral. O que era modismo apenas nas igrejas pentecostais, hoje enraizou-se nas igrejas tradicionais.

O sentimento de modernidade do crente atual, não aceita mais o culto no sistema antigo, pautado pela ordem e pela decência, que predominou nas igrejas tradicionais desde a Reforma do século XVI.

Este último, é considerado velho arcaico e ultrapassado, não tendo mais lugar nas igrejas de hoje.
Temos, creio eu,  que discutir urgentemente a nossa posição ortodoxa, se quisermos  manter a nossa identidade denominacional e tradicional.

Para que continuemos a ser tradicionais, e continuemos a cultuar ao nosso Deus do modo que entendemos que a Bíblia nos ensina, temos dois caminhos a seguir:
- ou aderimos totalmente ao pentecostalismo e alteramos a nossa constituição acrescentando o termo                         pentecostal após a nossa denominação, com todas as suas implicações,
- ou então reavaliamos os modismos incorporados em nossos trabalhos espirituais, mormente em nossa
   liturgia, e eliminamos as distorções místicas extraordinárias.

O termo pentecostal


O termo pentecostal, significa; oriundo do Pentecostes, ou aquele /aquilo que tem sua base nele.
Isto quer dizer; trata-se de um movimento carismático de invocação ao Espírito Santo, centralizando tudo na terceira pessoa da Trindade, ou seja sua tendência doutrinária, é mais direcionada ao Espírito Santo, e por isso são mais Pneumatocêntrica do que outras denominações, diferentemente das igrejas tradicionais, que centralizam sua fé em Cristo Jesus, e por isso são mais Cristocêntricas.

Na questão da salvação entretanto, todas as correntes denominadas cristãs, sejam tradicionais, pentecostais, liberais ou carismáticas,  têm Cristo como único e suficiente Salvador, e neste caso não
pode haver outra doutrina diferente que não seja a Cristocêntrica.
Jesus Cristo é o único que sendo Deus, afirma: "Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai, senão por Mim". Logo, só há salvação em Cristo Jesus e em mais ninguém! João 14: 06

Trata-se de uma corrente dentro das igrejas que dão ao Espírito Santo toda a primazia, por isso, em geral não aceitam outro modo de adoração que não seja este.

Este movimento tem desviado da Cristandade o verdadeiro enfoque bíblico/teológico que é Cristocêntrico, pois Cristo é quem morreu na cruz e ressuscitou ao 3º dia, e mais, é o que declara: "... todo o poder me foi dado nos céus e na terra...", por ser o Salvador e Redentor da humanidade.

A Ele pois, toda a honra, toda a glória, hoje e sempre! Não queremos de forma alguma com isso, desmerecer o Espírito Santo, mas deixar claro que este enfoque pentecostal traz em si mesmo um visão um tanto distorcida.

A ação do Espírito Santo


A pessoa do Espírito Santo é tão importante quanto Jesus! Devemos ter certeza disto!
As Escrituras nos mostram a ação Dele em nossas vidas:

"...Ele vos convencerá de toda justiça, do juízo e do pecado...", intercederá por vós, em vossas orações com gemidos inexprimíveis, vos fará recordar dos ensinamentos guardados na memória, no momento da evangelização, da pregação, da preleção, do ensino, etc.,
Não entristeceis o Espírito, devemos adorá-lo como Deus, honrá-lo com nossas vidas, em nossas orações, ações e pensamentos todos os dias de nossas vidas, sabendo que Ele está presente conosco em cumprimento da  promessa feita  por Jesus de que não dos deixaria órfãos.

Como surgiu o movimento pentecostal?


O pentecostalismo como movimento de invocação de um novo Pentecostes, tanto individual como congregacional, é recente. Tem pouco mais de 100 anos de existência.
Teve o seu início nos Estados Unidos no fim do século XIX.

Em l896, no estado da  Carolina do Norte, William F. Bryant iniciou esse movimento em que após a conversão, o indivíduo tinha que passar por mais duas experiências místicas para ser considerado realmente salvo: receber o Espírito Santo como no Pentecostes e falar em línguas estranhas.

Em 1901, Charles Fox Perhan, diretor do Bethel Bible College em Topeka, estado do Kansas, abraça a mesma causa.

O movimento se espalha (trata-se de uma novidade) e depois se propaga até a cidade de Los Angeles no estado da California em 1906, com o pastor William J. Seimour, espalhando-se por todo o território dos Estados Unidos.

Erros doutrinários do pentecostalismo e seus exageros


Por se tratar de um movimento místico exacerbado, onde se exige extravagantemente a "exteriorização" da fé, da adoração, para que o culto tenha valor, ele contém enormes erros doutrinários.

O que conta é a atitude corpórea, é a exteriorização do ato de culto, tanto do indivíduo, como da igreja, sem o qual não poderá ser aceito por Deus, por julgarem eles, inexistência de fervor, nem a presença do Espírito.

Este novo modismo criado por mentes de fraca erudição bíblica, é extremamente discriminatória  e elitista, destituída de amor cristão, pois não amam quem age diferentes deles, destruindo a lei do amor e da liberdade cristã, bem como, caindo em erro quando dizem amar a Deus que não vêem sem amar aos irmãos que vêem.

O modo pentecostal de cultuar a Deus pode e deve ser respeitado, pois vivemos debaixo da liberdade cristã. O que não se pode afirmar(e eles o fazem com veemência), é que este modelo pentecostal, é o único aceito por Deus e que todos os outros modos são errados, incorretos, imperfeitos, etc.

Esse tipo de julgamento, além de ser anti-cristão, é totalmente falso, e é extremamente pernicioso ao Cristianismo em todo o mundo, pois nivela todos num mesmo modismo, contrariando completamente a diversidade da natureza humana, bem como a unidade na diversidade.

O que mais choca a Cristandade de todo o mundo é o fato deles "repentinamente", como num passe de mágica, ter descoberto o modo "correto", de adoração, excluindo e condenando todos os cultos havidos desde a Reforma,  e quem sabe, desde os apóstolos.

Com que autoridade e baseados em quê, eles "criaram" esse falso conceito?

Como pode alguém em sã consciência,  fazer afirmações a respeito de assuntos tão importantes para o mundo cristão, e pior, discriminar as igrejas tradicionais, afirmando estarem elas alienadas e destituídas do Espírito Santo?


Isto só pode vir do inimigo do Cristianismo. Isto é influência maligna, e só podemos encarar essas pessoas com muito amor por serem neófitos, e precisam crescer na graça e no conhecimento do Senhor.
"...aquele que se gloriar, glorie-se nisto, em Me conhecer e saber que Eu sou Deus... Jer. 14:9

As formas mais comuns de demonstrações exteriores criadas pelos fanáticos são:

- levantar as mãos, que em si mesmo não representa nenhuma heresia, e é salutar aos crentes, desde que
seja feito com ordem e decência, com liberdade de expressão, para quem sentir o desejo.

Mas   bater   palmas  para Jesus, palmas para o Espírito Santo, palmas para a Bíblia, palmas para o
   pregador, palmas para a mensagem, palmas para o irmão, etc. etc., não cremos que isto seja salutar
   para a liturgia cristã, pois estamos ali para prestar louvor e adoração a Deus e não à pessoas ou coisas.

- movimentos corpóreos nos cânticos, como uma espécie de ginga, em momentos determinados. 
- orações simultâneas, onde cada um quer invocar o Espírito ao seu modo, em total desordem e caos,
   gerando confusão, e ausência de edificação, desvirtuando o propósito da oração, e pior, cada qual
   gritando mais que o outro, para demonstrar que ele está de fato em sintonia com Deus, mas que na
   realidade muito pouca edificação acontece.

Paulo já admoesta os crentes a que não façam isso   simultaneamente para que os incrédulos não pensem que estão loucos e causem escândalos.

- falar em linguas estranhas... este acontecimento é singular, pois basta um dos irmãos começar a falar
  qualquer coisa desconexa, todos os outros o seguirão simultaneamente. Porém não se acha nenhum
  intérprete, o que descaracteriza qualquer qualidade ou veracidade ao fato, uma vez que não havendo
  intérprete, deve-se ficar calado.

Após o fato, ninguém sabe o que falou, e se sabe, deve ficar calado da mesma forma, porque ele não     pode interpretar a sua "língua estranha", sob pena de se tornar um   herege.
Se o Espírito Santo determinar que alguém fale em línguas, Ele providenciará o intérprete, que será um terceiro desconhecido de quem fala, para que não haja conluio e falsidades.

- determinações de curas, ordens ao Espírito,  exigências para soluções de problemas, tudo embasado
   que você é filho de Deus e Ele te dá autoridade para exigir.

- pessoas derrubando outras nos cultos, pessoas caindo no chão em transe, com demonstrações que
  mais parecem com terreiros de macumba, onde as "entidades" possuem as pessoas e as fazem fazer
  coisas e cometer aberrações, incompatíveis com o verdadeiro culto à Deus.

O Senhor Deus não é Deus de confusão! Ele é Deus grandioso, Santíssimo, e não necessita nem aceita         demonstrações de insanidades em sua presença. O que Ele deseja é a humildade, a contrição, o amor, o culto verdadeiro de coração, tudo realizado com ordem e decência, porque Ele é santíssimo e exige santidade e zelo em Sua  presença.

- espiritualização das coisas temporais, seculares, materiais e materialização, secularização das coisas espirituais. A Bíblia nos mostra claramente que as coisas espirituais se discernem espiritualmente e as coisas materiais se discernem materialmente, e não pode ser diferente, sob pena de se descaracterizar o culto a Deus.

- exorcismos exibicionistas de pessoas que supõe-se estarem "possuídas" por espíritos malignos rea-              lizados de maneira improvisada, sem a análise criteriosa do problema da pessoa, realizada de forma simplista e destituída de critérios bíblicos, pondo em risco a credibilidade da fé.

- Muitas vezes são pessoas ímpias e pecadoras, depressivas, portadoras de doenças psicossomáticas,
que ao assistirem os cultos e serem confrontadas com seus pecados, são tocadas pelo Espírito Santo
entrando em um estado de choro, transe, choque, arrependimento, gritos, histeria, ataques com os     tipos mais variados de desvarios, sendo imediatamente identificadas como "possuídas " e necessitadas de expulsão dos espíritos malignos. 

- Nesses casos, a solução mais provável é medicinal e não espiritual, mas, como não há um critério
   racional e lógico, o fato é sempre  tratado como "possessão demoníaca", sendo ministrado ao paci-
   ente,  a terapia e o remédio espiritual  do exorcismo, pois se o dirigente deixar de fazê-lo, será tido
   como um obreiro sem poder, sem unção, sem fé, incompetente e desqualificado.



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